Artigos acadêmicos

Proposta de Tratamento Para Indivíduo com Translocação do Cromossomo 8 Para O 13 Por Meio da Técnica da Equoterapia e Conceito Bobath – Um Estudo de Caso

O presente projeto de pesquisa é uma proposta de estudo relacionada à fisioterapia neurológica que particularmente, visa ao tratamento das seqüelas de uma translocação do cromossomo 8 para o 13. Por meio da equoterapia, que utiliza o cavalo como mediador terapêutico, é possível promover uma participação ativa do sujeito durante a sessão de tratamento. Baseada no conceito Bobath proporciona o desenvolvimento neuroevolutivo, priorizando o tratamento do tônus muscular estimulando as funções motoras e cognitivas do sujeito. Esses métodos motivam evoluções significativas do ponto de vista neurológico ao quadro clínico apresentado pelo sujeito. Apesar do grande desenvolvimento da fisioterapia em suas áreas de atuação, ainda se faz necessário o aprimoramento metodológico e científico que contribua para o tratamento eficaz, de portadores de necessidades especiais. O objetivo desse projeto de pesquisa é revisar desenvolver e aplicar procedimentos metodológicos característicos da fisioterapia, contribuindo assim com os estudos adaptados na área da fisioterapia neurológica. Para isso, o sujeito deste estudo será tratado com métodos que possibilitem a melhora e/ou a minimização das alterações do tônus muscular que, neste caso, se trata de um tipo hipotonia. Pretende-se facilitar o desenvolvimento neuropsicomotor que seja mais adequado à idade cronológica do mesmo.
Estes fatos supracitados transparecem em sua significância na apresentação dos resultados e discussões referidas neste artigo, bem como disponibilizar novos métodos de tratamento para pessoas especiais com bases fundamentadas por meio de métodos e vivências, pois se tratou de um estudo de caso.

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Fisioterapia
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 20
Palavras-chave: translocação cromossômica, equoterapia, conceito bobath
E-mail: psi@terra.com.br
Endereço: Av. Francisco das Chagas Oliveira N° 2550 Casa 16
Bairro: Chacara Municipal
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: Espírito Santo
CEP: 15090190
Local de realização: Unifev - Centro Universitário de Votuporanga
País: Brasil
Cidade de realização: Votuporanga
Estado de realização: Espírito Santo
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/24061435.pdf