Artigos acadêmicos

Equoterapia e Psicologia: Um Estudo Sobre O Papel do Psicólogo Nessa Prática

GONÇALVES, Rose Helen Ribeiro; SILVA, Valdeni Terezinha (orientadora). Equoterapia e Psicologia: Um estudo sobre o papel do psicólogo nessa prática. Psicologia Integrada VIII, Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, UNIP – Universidade Paulista. Amazonas – Manaus, 2007.

O assunto discutido refere-se à importância do papel do psicólogo na prática da Equoterapia. A contemporaneidade tem exigido dos profissionais da área da Psicologia uma dinamização muito rápida e eficaz, por conta disso, é necessário que esses novos profissionais procurem novas áreas de atuação e a Equoterapia é uma dessas novas áreas. O objetivo era compreender a Equoterapia como processo terapêutico, identificando a diversidade da área, analisando o papel do psicólogo na Equoterapia, com os familiares do praticante, na equipe interdisciplinar, além de divulgar o papel do psicólogo nessa área tão pouco conhecida, incentivar pesquisa de um tema tão pouco explorado e mostrar que há outra e nova opção de tratamento para portadores de necessidades especiais. Foram realizadas vinte (20) entrevistas com os familiares, de ambos os sexos, de praticantes da Equoterapia. A entrevista foi semi-estruturada baseada num roteiro de entrevista. Para a grande maioria dos entrevistados a Equoterapia seria uma nova forma de possibilitar o desenvolvimento de seu familiar portador de necessidades especiais, saindo de um consultório fechado e com a aparência elitizada, para freqüentar um tratamento com o uso do cavalo, este visto como um animal rústico, mas que pode permitir grandes evoluções física ou psicologicamente. Conclui-se assim, com essa pesquisa que a Equoterapia mesmo sendo uma prática pouco conhecida, é vista como uma nova forma de tratamento e que poderá trazer grandes resultados, como são esperados em tratamentos tradicionais.

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Psicologia
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 55
Palavras-chave: importância do papel do psicólogo, equoterapia, contemporaneidade, portadores de necessidades especiais, família.
E-mail: roseshinoda@hotmail.com
Endereço: Conjunto Manauense Qs D Casa 11
Bairro: Nossa Senhora das Graças
Cidade: Manaus
Estado: Amapá
CEP: 69053-640
Local de realização: Núcleo de Equoterapia da Policia Militar do Am
País: Brasil
Cidade de realização: Manaus
Estado de realização: Amapá
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/25031143.pdf