Artigos acadêmicos
As Contribuições da Equoterapia na Educação Inclusiva
A equoterapia, atividade em que se utiliza o cavalo como ferramenta dentro de uma abordagem interdisciplinar, oferece suas contribuições na educação inclusiva da criança com paralisia cerbral. Com isto, possibilita o direcionamento de um trabalho coadjuvante para as crianças especiais, inseridas na rede regular de ensino, constituindo, assim, um diferncial no processo de ensino-aprendizagem nos seus aspectos físicos, psicológicos,educacionais, sociológicos e espirituais. Esta proposta tem o objetivo, apresentar a equoterapia como um viés técnico, mediador, favorecendo no seu ambiente familiar, escolar através deste conjunto perfeito cavalo-cavaleiro. Contudo, este trabalho de suma importância, justifica que os benefícios proporcionados pela equoterapia, auxiliam na função motora, atenção, concentração da criança com paralisia cerebral, assim como, na lateralidade e esquema corporal, aliados ao envolvimento da família e a escola. Os mecanismos são de grande relevância para o desempenho psicomotor da criança com paralisia cerebral e sua socialização, considerando que o indivíduo é um ser de ação e faz uso de diferntes tipos de linguagem na subjetividade.
Ano de realização: | 2015 |
Idioma(s): | Português Brasileiro |
Campo(s) de pesquisa: | Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Socialização, Terapia Ocupacional |
Nível acadêmico: | Superior |
Número de páginas: | 14 |
Possui ilustração(ões): | 1 |
Palavras-chave: | família, educação inclusiva, equoterapia, equipe interdisciplinar,instituições |
E-mail: |
tinaequoterapia@yahoo.com.br yurigbrito@hotmail.com |
Endereço: | Av. Dorival Caymmi, Cond. Recanto de Itapuã, Rua Viena, Casa 57 |
Bairro: | Itapuã |
Cidade: | Salvador |
Estado: | Bahia |
CEP: | 41635-020 |
Local de realização: | Faculdade Unime |
País: | Brasil |
Cidade de realização: | Salvador |
Estado de realização: | Bahia |
País de realização: | Brasil |
Download: | https://equoterapia.org.br:443/media/artigos-academicos/documentos/18082259.pdf |