Estratégias para inclusão social do TEA

TERMO DE FOMENTO Nº 948939/2023, destina a realização de curso em Transtorno do Espectro Autista (TEA) para Comunidade Profissional Escolar e Grupo de Responsáveis/Cuidadores.


FORMATO: Curso Semipresencial, com 32h presenciais e videos com duração entre 15 e 30 minutos e materiais informativos disponibilizados diretamente em plataforma, por meio do Moodle.


DATA PRESENCIAL: Abertura em setembro de 2024 e encerramento em novembro de 2024.


PÚBLICO-ALVO: 60 responsáveis/cuidadores e 60 profissionais da rede escolar pública do Distrito Federal.


OBJETIVO GERAL Promover curso em Transtorno do Espectro Autista (TEA) para Comunidade Profissional Escolar e Grupo de Responsáveis/Cuidadores, de forma a garantir que os principais espaços de socialização e os principais interlocutores da criança e do adolescente com TEA estejam adaptados às necessidades impostas pela convivência com a deficiência.


OBJETIVO ESPECÍFICO:

Promover conhecimento sobre o TEA entre profissionais escolares e cuidadores:
b. Aprimorar a compreensão das caracteristicas, necessidades e potenciais das pessoas com TEA:
c. Capacitar profissionais escolares com habilidades práticas para identificar sinais de TEA e oferecer suporte adequado no ambiente escolar


Os recursos financeiros para a execução do projeto serão provenientes da Emenda Parlamentar n° 40820008, perfazendo o montante de R$244.117,00 (duzentos e quarenta e quatro mil, cento e dezessete reais) por intermédio da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoas com Deficiência em parceria comASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE-BRASIL).