Artigos acadêmicos

As Contribuições da Equoterapia na Educação Inclusiva

A equoterapia, atividade em que se utiliza o cavalo como ferramenta dentro de uma abordagem interdisciplinar, oferece suas contribuições na educação inclusiva da criança com paralisia cerbral. Com isto, possibilita o direcionamento de um trabalho coadjuvante para as crianças especiais, inseridas na rede regular de ensino, constituindo, assim, um diferncial no processo de ensino-aprendizagem nos seus aspectos físicos, psicológicos,educacionais, sociológicos e espirituais. Esta proposta tem o objetivo, apresentar a equoterapia como um viés técnico, mediador, favorecendo no seu ambiente familiar, escolar através deste conjunto perfeito cavalo-cavaleiro. Contudo, este trabalho de suma importância, justifica que os benefícios proporcionados pela equoterapia, auxiliam na função motora, atenção, concentração da criança com paralisia cerebral, assim como, na lateralidade e esquema corporal, aliados ao envolvimento da família e a escola. Os mecanismos são de grande relevância para o desempenho psicomotor da criança com paralisia cerebral e sua socialização, considerando que o indivíduo é um ser de ação e faz uso de diferntes tipos de linguagem na subjetividade.

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Socialização, Terapia Ocupacional
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 14
Possui ilustração(ões): 1
Palavras-chave: família, educação inclusiva, equoterapia, equipe interdisciplinar,instituições
E-mail: tinaequoterapia@yahoo.com.br
yurigbrito@hotmail.com
Endereço: Av. Dorival Caymmi, Cond. Recanto de Itapuã, Rua Viena, Casa 57
Bairro: Itapuã
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
CEP: 41635-020
Local de realização: Faculdade Unime
País: Brasil
Cidade de realização: Salvador
Estado de realização: Bahia
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/18082259.pdf