Artigos acadêmicos

A Influência da Equoterapia no Desenvolvimento Motor de Portadores de Síndrome de Down

Na equoterapia, os movimentos tridimensionais proporcionados pela andadura do cavalo despertam no corpo do praticante, portador de necessidades especiais, uma grande quantidade de estímulos sensoriais e neuromusculares que vão interferir diretamente no desenvolvimento global e na aquisição de habilidades motoras facilitando a construção de uma vida social produtiva por meio da realização independente das atividade de vida diária. Laborais, de lazer e esportivas. A realização da sessão dá-se em local amplo e ao ar livre: na companhia de um animal de grande porte e dócil, fazendo que o praticante desperte sua imaginação e criatividade. Por esses motivos, a abordagem lúdica é facilitada. Além disso, a equoterapia surge como uma excelente oportunidade de resgatar o convívio com a natureza, concomitantemente ao processo de reabilitação.

A síndrome de Down é uma síndrome genética causada pela trissomia de cromossomo 21 e caracterizada por atraso na aquisição das habilidades motoras. Um dos principais propósitos da intervenção nessa síndrome, é atingir o nível máximo de autonomia funcional , dentro dos limites dos comprometimentos do paciente. O desenvolvimento motor, sendo componente substancial para a vida independente, é um dos resultados mais almejados.

A crescente aceitação pela sociedade da idéia de que os portadores de síndrome de Down tem potencialidades a serem desenvolvidas, vem aumentando a participação destas pessoas em programas de reabilitação. Entretanto, esta população recebe intervenção constante e precisa estar sempre encorajada a participar dos atendimentos para que possa obter o máximo de benefícios. Por isso a equoterapia deve contemplar atividades que despertem interesse e ao mesmo tempo tenham um caráter terapêutico.

A equoterapia é uma modalidade terapêutica em expansão. Ainda são ínfimas as pesquisas de cunho científico que abordam os seus efeitos sobre os portadores de síndrome de Down. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da equoterapia no desenvolvimento motor de um praticante portador de síndrome de Down. Verificar as áreas do desenvolvimento motor mais estimuladas com a prática da equoterapia. Analisar a atuação do praticante ao longo da intervenção equoterápica e descrever o nível de satisfação da família do praticante com o tratamento desenvolvido.

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Educação Física
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 38
Possui ilustração(ões): 1
Palavras-chave: educação, psicomotricidade
E-mail: alinesiqueirat@superig.com.br
Endereço: Av. Protásio Alves 4667 Ap 414
Bairro: Petrópolis
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
CEP: 91310002
Local de realização: Puc - Rs
País: Brasil
Cidade de realização: Porto Alegre
Estado de realização: Rio Grande do Sul
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/25020958.pdf