Artigos acadêmicos

A Equoterapia Como Recurso Terapêutico Aplicado Ao Processo Ensino-Aprendizagem de Alunos Deficientes Mentais

Este trabalho mostra a equoterapia como recurso terapêutico aplicado à facilitação do processo ensino-aprendizagem. Apresenta atividades em grupo, voltado a classes de educação infantil e ensino fundamental, objetivando integração entre os praticantes deficientes mentais e o ambiente terapêutico, dentro de um contexto lúdico.
Pôde-se perceber que o contexto proposto trouxe aumento do potencial de atenção e concentração dos alunos e favoreceu também as noções de socialização e individuação dos mesmos.
Na montaria do cavalo, o praticante vivenciou a superação de seus limites e, com isso, sua capacidade de aprendizagem foi potencializada, o que possibilitou e facilitou sua alfabetização.
O conjunto das etapas vivenciadas pelo aluno durante a sessão em grupo trouxe, também, desenvolvimento dos aspectos de linguagem e comunicação, observação e associação de idéias, favorecimento do desenvolvimento físico, emocional e social do aluno, proporcionando-lhe uma atividade agradável sem perder o objetivo terapêutico.
O cavalo, então, atua como motivador; por meio da aceitação incondicional e comunicação não-verbal, sinaliza para o praticante com necessidades especiais que é possível, apesar de algumas limitações, descobrir que ele possui potencialidades que sirvam de alavanca para se iniciar uma nova vida, podendo desempenhar seu papel no âmbito social (Cudo, 2002).

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Educação Física
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 08
Possui ilustração(ões): 1
Palavras-chave: deficiência, equoterapia, aprendizagem
E-mail: tati.naraya@hotmail.com
Endereço: Rua Prof. Virgílio Silveira, 589
Bairro: Jardim Itália
Cidade: Itapetininga
Estado: Espírito Santo
CEP: 18201-780
Local de realização: Centro de Equoterapia Apae de Itapetininga
País: Brasil
Cidade de realização: Itapetininga
Estado de realização: Espírito Santo
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/15071219.pdf