Artigos acadêmicos

Percepção dos Cuidadores A Respeito dos Benefícios Adquiridos nas Atividades Cotidianas Pós-Tratamento com Equoterapia em Pacientes com Síndrome de Williams Beuren

A Síndrome de Williams Beuren (SWB) é uma rara síndrome de deleção de genes contíguos que cursa com múltiplas anomalias músculo-esqueléticas, fácies típico, anomalias oculares, cardiopatia congênita, deficiência mental, personalidade amigável, anomalias renais e urinárias. A causa da SWB é uma deleção submicroscópica no lócus do gene da elastina, localizada em 7q11.23, detectável pelo teste de Hibridização In Situ por Fluorescência (FISH) em 90% dos afetados. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. O objetivo da pesquisa foi identificar os benefícios que a Equoterapia pode proporcionar a portadores de Síndrome de Williams Beuren na percepção de seus cuidadores.
Para isto foi observado o trabalho desenvolvido pela equipe de Equoterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Batatais/SP, e uma entrevista aberta, qualitativa com 3 cuidadores de portadores de SWB, sendo estes com idades de 6, 11 e 54 anos. Os resultados apresentaram que os três cuidadores dos portadores da SWB relataram melhoras observadas no âmbito físico, comportamental e social, após serem submetidos ao tratamento de Equoterapia. Concluindo assim que a reabilitação pela Equoterapia, por ser realizada interdisciplinarmente e exigir a participação do praticante como um todo, pode ser uma opção de tratamento para os portadores de Síndrome de Williams Beuren, já que esta afeta múltiplos sistemas.

Ano de realização: 2015
Idioma(s): Português Brasileiro
Campo(s) de pesquisa: Fisioterapia
Nível acadêmico: Superior
Número de páginas: 12
Possui ilustração(ões): 1
Palavras-chave: : williams-beuren. tratamento. equoterapia. cuidador. cotidiano
E-mail: carolinacrs@usp.br
rosa_pri_fisio@hotmail.com
Endereço: Rua Estrela Dalva, 46
Bairro: Centro
Cidade: São Sebastião do Paraíso
Estado: Minas Gerais
CEP: 37950000
Local de realização: Centro Universitário Claretiano de Batatais
País: Brasil
Cidade de realização: Batatais
Estado de realização: Minas Gerais
País de realização: Brasil
Download: http://equoterapia.org.br/media/artigos-academicos/documentos/26121857.pdf