Cursos de Equoterapia 2019

164° Curso Básico de Equoterapia

Data de início: 18 de novembro de 2019
Data de término: 22 de novembro de 2019
Data limite para inscrição: 31 de outubro de 2019
Data de seleção: 01 de novembro de 2019
Data de pagamento: 08 de novembro de 2019
 

Projeto Paralisia Cerebral

 

Projeto de Pesquisa: “a influência da prática de equoterapia no equilíbrio postural, marcha e desempenho funcional em pessoas com paralisia cerebral”

 

Esse projeto de terapia com cavalos pretende melhorar a mobilidade, coordenação motora, desempenho funcional e o equilíbrio postural de 50 (cinquenta) participantes.

 

A iniciativa é uma parceria entre a ANDE-BRASIL, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, e a Universidade de Brasília (UnB). Serão 24 sessões a serem realizadas na sede desta Associação, na Granja do Torto, em Brasília-DF.

A paralisia cerebral (PC) é uma desordem crônica do tônus, do movimento e da postura resultante de um dano causado ao cérebro imaturo e pela influência que essa lesão exerce na maturação neurológica, ocorrido seja por fatores pré, peri ou pós-natais.

 

A Paralisia Cerebral pode causar vários comprometimentos durante o desenvolvimento, tanto em aspectos cognitivos e sensoriais quanto em aspectos neuromusculares como alterações do tônus e déficit de equilíbrio. É comum que esses indivíduos possuam alteração de estabilidade, postura e equilíbrio, que são requisitos essenciais para o desenvolvimento das habilidades locomotoras, assim como para a execução eficaz de atividades da vida diária.

 

EQUOTERAPIA

 A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Ela contribui para o desenvolvimento da força muscular, o aperfeiçoamento da coordenação motora e a conscientização do próprio corpo pelo praticante.

 

O projeto permitirá o avanço das pesquisas sobre os efeitos da Equoterapia quando aplicada a pessoas com a paralisia cerebral, além de ser uma ótima oportunidade para as crianças que necessitam desse atendimento". Todas os participantes terão o acompanhamento especializado de profissionais da Fisioterapia, Psicologia e Equitação.

 

A atual parceria com o MMFDH e UnB pretende dar mais uma contribuição à comunidade científica, por meio de um estudo que verificará a influência da prática de equoterapia no equilíbrio postural e marcha em crianças com paralisia cerebral. Buscando os objetivos:

 

  • Objetivo Geral

Verificar se a equoterapia é capaz de promover alterações no equilíbrio postural e marcha em crianças com Paralisia Cerebral.

 

  • Objetivos Específicos

▪Comparar o comportamento das variáveis do deslocamento do centro de pressão na posição ereta quieta, antes e após o período de intervenção em equoterapia, com 12 e 24 sessões;

▪ Comparar os valores do equilíbrio funcional da Escala de Equilíbrio de Berg antes e após o período de intervenção em equoterapia, com 12 e 24 sessões;

▪ Verificar correlação entre equilíbrio estático e funcional;

▪ Verificar correlação entre idade e variáveis do equilíbrio e marcha.

 

SOBRE A ANDE-BRASIL

 A Associação Nacional de Equoterapia - ANDE-BRASIL é uma instituição da sociedade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e há 30 anos atende gratuitamente pessoas com deficiência, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Atualmente, mais de 160 pessoas são beneficiadas todos os meses.